5 dicas para um home office mais produtivo no inverno

Se você tem a oportunidade de trabalhar no modelo home office,  com o inverno chegando, não existe nada melhor do que trabalhar no quentinho do seu lar. Por isso, preparamos 5 dicas importantes para que você tenha mais produtividade durante o expediente!

 

1 – Encontre o local ideal

Comece escolhendo o local para instalar a sua mesa de trabalho na sua casa, de preferência um ambiente com muita luz natural. É importante salientar que este local seja um pouco mais distante do resto da sua casa, para evitar interrupções e incentivar um fluxo de trabalho consistente.

Nem sempre é fácil para o corpo e a mente entenderem que é hora de desligar a atenção para a casa e focar no trabalho. Portanto, evite também trabalhar no mesmo lugar que você descansa, como o quarto e a cama.

 

2 – Móveis e equipamentos adequados

Pensando a longo prazo, usar a cadeira da cozinha pode te causar dores e problemas na coluna, por esse motivo é importante investir em equipamentos ergonômicos para trabalhar, como mesa e principalmente cadeiras adequadas.

Uma cadeira confortável, e que permite que você fique em uma postura adequada, garante o conforto e ergonomia necessários para manter a atenção e energia durante o seu horário de trabalho. 

 

3 – Se vista para trabalhar

Troque de roupa antes de iniciar o expediente em casa. O melhor que você pode fazer é manter a rotina que tinha quando trabalhava presencialmente. Dessa forma será mais fácil do seu estado emocional entender que você não está num domingo chuvoso, mas sim na hora de trabalhar.

É recomendável que você se vista de uma forma confortável, afinal de contas você está em casa, então não é necessário se vestir com roupas sociais e sofisticadas, mas lembre-se que o seu corpo precisa entender que é hora de trabalhar.

 

4 – Crie uma rotina/lista de tarefas

Mantenha uma rotina, programe-se. É fundamental que você estabeleça horários para cada atividade do seu dia, seja profissional ou pessoal. Tenha de fácil acesso todas as tarefas que você vai exercer no dia, seja em planilhas no seu computador, folhas de papel, post-it, planners impressos e digitais, e indiferente da forma que você escolher, se organize todos os dias. Não deixe de fazer isso. 

Assim como no escritório, você passará por momentos com alto fluxo de tarefas, por isso a necessidade de ter o registro das tarefas a mão. Não perca nenhum prazo e assinale tudo como concluído.

 

5 – Evite interferências e cumpra seu horário

O expediente em casa tem horário de início e fim, seja qual for o período escolhido. Você e as pessoas que moram na sua casa precisam entender que mesmo em casa, você está trabalhando, então é necessário estabelecer limites.

 

Não se torne um refém do trabalho dentro da própria casa, se organize e siga nossas dicas conforme o que funcionar melhor para você. Essas informações são fundamentais para garantir um ambiente funcional e produtivo. E acima de tudo, seja positivo. Em breve voltaremos com nossa vida normal, cheia de encontros e abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *