Saiba quais são as características que tornam um imóvel valorizado

Você sabia que existem diversas características que tornam um imóvel valorizado antes da venda? São detalhes que fazem muita diferença para o comprador e que tornam o imóvel mais atrativo aos seus olhos. Confira alguns desses itens:

Localização

A localização do imóvel é uma das principais características que determinam a sua valorização. Isso porque, imóveis mais afastados do centro, das áreas comerciais ou de pontos estratégicos da cidade, costumam ter um valor menor, enquanto os mais próximos das principais avenidas, valem mais, mesmo os imóveis possuindo as mesmas características.

Isso acontece porque as regiões mais nobres acabam apresentando mais procura do que as regiões retiradas. Com isso, o valor sobe.

O ideal é avaliar o crescimento da cidade e quais bairros têm maior potencial de valorização no futuro devido a sua infraestrutura.

Estrutura

A estrutura tanto do imóvel quanto a do condomínio também podem impactar no seu valor.

A quantidade e o tamanho dos quartos, a quantidade de vagas na garagem, a segurança que é oferecida nas áreas em comum, as áreas de lazer disponíveis, a possibilidade de instalação de equipamentos como ar condicionado e lareira, e claro, a possibilidade de realizar reformas e mudanças posteriores são pontos que são levados em consideração para a valorização de um imóvel.

Mobília

Há imóveis no mercado que já estão totalmente mobiliados e equipados, gerando uma valorização maior do mesmo, pois o comprador não terá que se preocupar com essas questões, principalmente se a escolha do imóvel for para um investimento que poderá ser destinado para locação posteriormente, por exemplo.

Vista

A vista também pode influenciar muito na valorização de um imóvel e isso não significa que deve-se ter uma belíssima paisagem, mas sim uma visão ampla de onde se está.

Por exemplo, imóveis com uma vista para a janela do vizinho ou para uma parede, tendem a ser menos valorizados do que aqueles que possuem uma vista liberada.

Acabamentos

Uma pintura bem feita, rodapés, azulejos, fechaduras e torneiras e um bom estado de conservação e com um bom gosto, valorizam o imóvel, pois indica que não será necessário realizar reparos ou reformas.

Ter cores claras na pintura das paredes também valorizam o imóvel, isso porque dá a sensação de limpeza, conforto e amplitude do ambiente.

Comércio local

O comércio local também influencia diretamente na valorização de um imóvel, isso porque quanto maior a variedade de facilidades como mercados, padarias, farmácias, restaurantes tiver próximo a localização, mais valorizado será. Um comércio próximo possibilita fazer tudo a pé, sem precisar ter deslocamento com carro, gerando economia de tempo e dinheiro.

Acessibilidade

A acessibilidade é muito importante, pois significa qualidade de vida para muitas pessoas. Ninguém gosta de perder horas no trânsito para realizar as atividades cotidianas. Por isso, quanto mais acessível for, mais valorizado será.

Área de lazer

Esse é um ponto muito importante para quem tem filhos ou pretende ter. Os espaços disponíveis para as crianças brincarem sem ter que sair do prédio são um atrativo, pois garante maior conforto e tranquilidade para quem irá morar no local.

Além disso, salão de festas, academia, piscina contam pontos na hora de agregar valor ao imóvel.

Segurança

Toda cidade apresenta regiões com maiores índices de criminalidade do que outras, portanto imóveis situados em locais mais seguros são mais procurados. Além disso, equipamentos de segurança como câmeras, interfones, portões eletrônicos, são itens que auxiliam na segurança, valorizando o imóvel.

Documentação

A documentação é um ponto muito importante e sempre deve ser olhada com atenção para realizar um bom negócio.

É imprescindível que ela esteja regularizada, sem pendências na prefeitura e sem atrasos de pagamentos de impostos e taxas. Atrasos na regularização desses documentos podem gerar muita burocracia e custos, fazendo com que haja a desistência da compra do negócio.

Agora que você já sabe algumas das características que tornam um imóvel ser valorizado, fique atento na hora de vender ou comprar! Se você gostou desse conteúdo compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *