5 pontos que devem ser avaliados na primeira visita ao imóvel

Você decidiu comprar um imóvel e já tem em mente algumas características que ele deve conter, correto? Então, é hora de começar as visitas, mas você não sabe muito bem o que fazer e o que analisar nesse momento? Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos 5 pontos que devem ser avaliados na primeira visita ao imóvel. Confira:

Localização

A localização é um dos pontos mais importantes que devem ser avaliados durante a visita. Ao buscar conhecer o bairro em que ele está situado, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Se fica próximo dos locais mais frequentados por você e sua família, como trabalho, escola, mercados, farmácias, hospitais, comércio em geral, etc.
  • Se é de fácil acesso para chegar e sair, como é o trânsito na região, quais são os horários de maior pico, etc.
  • Como é a segurança na região e índice de criminalidade;
  • Se você tem intuito de investir em um imóvel para locação posterior, analise qual é o potencial de valorização nesta região.

Estrutura e infraestrutura do imóvel

Analise qual é o tamanho do imóvel: ele é compacto ou espaçoso? Atende às suas necessidades? É funcional para você? Você conseguirá distribuir seus pertences de forma organizada e confortável? Quantos quartos possui? E se você receber visitas, onde irá acomodá-las?

Fique atento também à questão da posição solar, iluminação, fiação elétrica e estrutura hidráulica. Certifique-se que está tudo ok ou se será necessário realizar algum tipo de reparo, dessa forma você já fica ciente da situação.

Condomínio

Em caso de imóveis em condomínios, vale a pena ressaltar para se certificar da infraestrutura e regras do mesmo, para evitar problemas futuros.

Verifique também se o prédio possui áreas de lazer e quais são essas áreas. Afinal, o valor do condomínio é definido com base nos serviços disponíveis.

E, certifique-se da média do valor condominial para se certificar de que cabe no seu orçamento.

Segurança

Um dos pontos indispensáveis é o de segurança. Após analisar o bairro, se certifique sobre a segurança do condomínio ou edifício.

Porteiro, câmeras de seguranças e portões eletrônicos, são alguns dos itens a serem observados. O horário de funcionamento desses serviços também devem ser verificados logo na primeira visita.

Valor, custos da moradia e condições de pagamento

Para evitar dívidas futuras, é essencial avaliar todos os custos que envolvem a compra de um imóvel e ficar atento às pendências e custos extras que você poderá vir a ter como:

  • Despesas com documentações;
  • Taxas e impostos;
  • Gastos com a mudança e pequenas reformas;
  • Custo do condomínio;
  • Despesas básicas como água, luz, internet, gás, alimentação, educação, saúde, transporte, etc.

Nós sabemos que essa avaliação deve ser realizada com calma, e sugerimos que você converse e tire todas as suas dúvidas com o corretor de imóveis para que a sua escolha seja a mais assertiva possível.

Esperamos que você tenha gostado das informações que destacamos e que você possa avaliar todos os pontos mencionados acima. Para mais informações e dicas sobre o setor imobiliário, continue acompanhando o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *