O que você precisa saber sobre custos para comprar um imóvel

O sonho de ter um imóvel próprio está diretamente relacionado a oferecer mais segurança e um espaço aconchegante para a família, mas você sabe quais são os custos que estão envolvidos para essa aquisição? Além do valor do bem, deve-se levar em consideração as tributações e taxas envolvidas, por isso, é necessário ter um bom planejamento financeiro. Continue lendo e entenda quais são os custos que você precisa saber para comprar um imóvel e assim poder fazer uma escolha assertiva:

Verifique o seu orçamento

O primeiro passa para quem deseja adquirir um imóvel e entender qual é o seu orçamento disponível para o investimento. Ao definir qual será o valor máximo que você irá destinar à compra, você conseguirá compreender qual é o valor teto do imóvel e quanto irá destinar aos gastos adicionais abaixo:

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Este imposto é uma tributação gerada e cobrada pelo município onde o imóvel encontra-se localizado quando alguém realiza uma transação de compra e venda. O seu valor incide no valor total da transação em si e pode variar de acordo com cada cidade, mas normalmente fica entre 2% a 4% do preço do imóvel, em Capão da Canoa, por exemplo, é de 2% e geralmente quem paga com essa despesa é o comprador, após o negócio estar fechado.

Escritura Pública

A escritura pública é um documento realizado pelo Cartório Tabelionato de Notas que comprova a transferência do imóvel de um proprietário para o outro em casos de pagamento à vista, e deve ser assinado na presença de duas testemunhas. Já nos casos de financiamento, o contrato bancário equivale como uma escritura. O valor dessa escritura é tabelado e varia de acordo com cada local e valor do imóvel. Em Capão da Canoa o valor fica em torno de 0,75%.

Registro do imóvel

Após o pagamento do ITBI e estar com a escritura pública em mãos, é necessário realizar o registro do imóvel em nome do comprador, garantindo oficialmente, quem é o novo proprietário do imóvel. O registro é feito no Cartório de Registro de Imóveis e a taxa varia de acordo com a localidade, mas geralmente fica abaixo de 1% do valor total do bem. Assim como a escritura pública, em Capão da Canoa, essa taxa também varia em torno de 0,75%.

Avaliação bancária

Em casos de financiamento, a avaliação bancária é cobrada pelos bancos. Esse custo refere-se à vistoria do bem e de toda a documentação necessária para a liberação do crédito imobiliário e varia de acordo com cada instituição.

Outros custos

Além das tributações e taxas envolvidas, é possível que venha-se a ter outros custos com o imóvel, como pequenos reparos ou reformas, e também com a realização da mudança e até mesmo outras questões relacionadas à moradia na novo imóvel.

Essas foram algumas dicas dos principais custos que um comprador terá ao adquirir um imóvel. Então, se você está pensando em investir em um imóvel já pode começar a planejar o seu orçamento para não ser pego de surpresa!

Gostou desse texto, então compartilhe com seus amigos e familiares e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *