Dicas de decoração para apartamento na praia

Ter uma casa na praia para viver momentos maravilhosos com a família e os amigos, nas férias e finais de semana, certamente, é o sonho de muitos brasileiros. Se somarmos a essa experiência, uma decoração especial, para que o espaço se torne prático, funcional e ainda mais bonito e aconchegante realmente, não tem preço.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a decoração de apartamento de praia faz sim toda a diferença e merece bastante atenção. Ela precisa ser leve e passar aos moradores e aos visitantes uma sensação de tranquilidade para que o tempo que as pessoas passam ali seja aproveitado ao máximo, sem estresse e preocupação. Desfrutando da calmaria de morar à beira mar.

Sendo assim, todos os detalhes da casa devem ser pensados para trazer um ambiente leve e aconchegante que combine também os gostos e particularidades dos moradores.

A paleta de cores, dos móveis e dos papéis de parede, por exemplo, podem fazer com que o espaço pareça mais luxuoso e sofisticado.
Planejar cômodos mais amplos e claros também podem trazer aquela sensação de tranquilidade e bem-estar.

Como podemos ver, decorar um apartamento à beira mar vai muito além de acompanhar e seguir as tendências. Para te ajudar a deixar o seu apartamento ainda mais bonito, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de decorar o seu apartamento na praia.

Aposte em facilidade e praticidade

Locais de descontração e descanso combinam com revestimentos de fácil manutenção, práticos e simples de limpar. Para isso podem ser feitas algumas alterações no ambiente, como substituir azulejos por placas de vidro, pois, esse item não possui rejunte que acaba acumulando muita gordura.

 

Em boa parte dos apartamentos do litoral, é possível encontrar uma decoração mais despojada e prática, talvez isso se dê pelo próprio estilo de vida da região praiana. Por isso, os ambientes devem ser simples e de fácil limpeza.Alguns itens que podem facilitar a sua vida:

  • Pisos em porcelanato ou laminado;
  • Bancadas em silestone ou similar;
  • Torneiras simples sem muitos comandos;
  • Poucos eletrodomésticos;
  • Cortinas laváveis na máquina.

Utilize poucos móveis

Muita gente hoje em dia vem optando por alugar um imóvel e não necessariamente comprá-lo. Se levarmos em consideração o fato de que a permanência no apartamento será pequena, não é necessário ter mil coisas.

Geralmente, donos de apartamentos na praia, utilizam o espaço somente nos finais de semana ou durante as férias. Sabendo que o local não será utilizado diariamente, o armário, por exemplo, não precisa conter todas as suas roupas, apenas o que você leva na mala. Quanto menos móveis, maior a praticidade de manter a casa limpa e arrumada.

 

Cuidado com a escolha das cores

Se possível, dê preferência para cores mais neutras e claras. Pois, elas realçam a iluminação e transmitem mais frescor e aconchego aos ambientes. A ideia é deixar o ambiente com um aspecto mais amplo e arejado, facilitando a entrada da claridade e da circulação do ar.

Para combinar com o clima praiano e realçar a claridade natural e externa, o indicado é realizar a decoração também com tons de azul. Isso porque a cor faz lembrar do mar, o que nos traz boas vibrações e remete a sensação de tranquilidade.

Outras opções mais extravagantes mas que podem ser consideradas em alguns itens de decoração, são cores vibrantes, como verde-limão, laranja e turquesa. Estampas de natureza, como folhas, também caem muito bem.

Invista em elementos naturais

 

Para que o ambiente transmita aquela sensação de natural e de leveza, utilizar plantas e mini árvores na decoração são ótimas opções. 

Abuse do verde na área externa do apartamento e na área interna, invista diversas flores. Assim será possível desfrutar de um ambiente com um aspecto mais neutro e ao mesmo tempo cheio de vida, além, é claro, da melhora na qualidade do ar.

 

Você pode apostar em alguns estilos de decoração clássicos como o Navy ou Mediterrâneo, além de se inspirar em elementos de estilos como Tropical e Artesanal. Aproveite a inspiração e traga para a decoração do seu apartamento detalhes que remetem ao litoral. Conchas, quadros, barquinhos e artesanato são formas de combinar o ambiente externo com o interno.

 

Dê prioridade ao conforto

Já vimos aqui algumas tendências que podem deixar o seu apartamento ainda mais bonito. Porém, algo que vale a pena investir e que nunca sai de moda é o conforto.

Pense em ambientes amplos, abertos e com espaço para áreas de descanso e lazer, afinal, é neste local que você vai morar ou passar as férias e receber a visita de amigos e familiares.

 

As redes funcionam muito bem para a área externa do apartamento, principalmente se tratando de um apartamento na praia.

Sofás bem acolchoados também podem ser uma ótima opção para a área interna. Entretanto, como a umidade está bem presente em regiões praianas, a decoração deve levar em consideração itens mais resistentes, não se esquecendo, é claro, do conforto.

Móveis feitos com  madeira e fibras naturais são os mais indicados, principalmente os fabricados com madeira reaproveitada, pois trazem um visual mais rústico aos ambientes.

 

Lembre-se da iluminação

Tão importante quanto a escolha das cores, escolher uma boa iluminação pode deixar espaços praianos ainda mais agradáveis e bonitos.

A região litorânea tem seus privilégios, como a luz do sol intensa na maioria das estações, por isso, e explore a iluminação natural, por meio de cortinas claras que propiciam a entrada da luz do sol.

Na hora de escolher as lâmpadas para cada ambiente, dê prioridade àquelas que oferecem luz mais semelhante à natural. Lâmpadas incandescentes e econômicas são as mais indicadas para uma iluminação que lembra o sol e criam um ambiente mais aconchegante. As luzes brancas devem ser usadas somente para a cozinha e para a área de serviço.

Mantenha as janelas do apartamento sempre abertas, principalmente a da varanda, e aproveite a iluminação natural o quanto puder.


O mais importante é que o seu apartamento proporcione momentos felizes e relaxantes para você e toda a sua família. Assim, você saberá que o projeto de decoração alcançou bons resultados!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nossos conteúdos no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *