Casa ou apartamento? Descubra qual é a melhor opção para você

Ter um cantinho à beira mar para chamar de seu é sem dúvida uma experiência única. A praia é o lugar onde é possível relaxar e esquecer um pouco da correria da cidade grande, onde você pode aproveitar a natureza e respirar um pouco de ar puro e fresco, seja nos finais de semana ou férias ou ainda melhor, para morar.

Um imóvel, seja ele casa ou apartamento, no litoral é um ótimo investimento para quem deseja ter mais tempo com a família e relaxar, sem grandes preocupações. Mas antes de investir é preciso avaliar os prós e contras de acordo com as suas necessidades e as de sua família.

Escolher entre uma casa ou um apartamento à beira mar não é uma decisão tão simples e nem é a mesma para todo mundo. Encontrar um novo lugar para morar pode ser uma tarefa tão prazerosa quanto desafiadora. É preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Casa e apartamento são dois imóveis bem diferentes entre si, que dividem as preferências do mercado. Enquanto as casas tendem a ser mais indicadas para famílias onde há um maior número de pessoas vivendo no mesmo ambiente, os apartamentos costumam ser mais procurados por jovens casais ou solteiros que estão com o foco voltado para a vida profissional. Porém, isso não é regra.

Para te ajudar a encontrar a opção que mais se adapta ao que você precisa no momento, preparamos esse conteúdo com as principais vantagens e desvantagens de cada um.

Vantagens da casa

Primeiramente vamos enfatizar as principais vantagens que uma casa pode oferecer como imóvel, por conta das suas características e da própria individualização desse tipo de unidade.

Uma casa na praia oferece uma sensação de liberdade para toda a família, assim com toda paz e harmonia que essa liberdade oferece, você realmente consegue se sentir em casa. Além disso há outros fatores que tornam uma casa uma excelente opção:

Mais privacidade: Pois sua família pode ficar um pouco afastada dos demais vizinhos. Em uma casa também não é preciso dividir as áreas de lazer com vizinhos ou pessoas estranhas.

Menos barulho: Outro benefício que quem mora em uma casa pode desfrutar é não sofrer tanto com barulhos ou algazarras, como costuma acontecer em prédios, principalmente em se tratando de prédios a beira mar onde muitas pessoas costumam passar as férias.

Mais autonomia: Em uma casa você pode ter a fachada decorada como quiser, além da decoração interna do seu jeito, podendo fazer furos na parede e etc.

Mais espaço: Morar em uma casa pode ser bem mais espaçoso para bichinhos de estimação e as crianças já que você pode optar por uma com um quintal bem grande.

Menos restrições: Em uma casa você pode receber muitas visitas com tranquilidade, podendo fazer aquelas reuniões em família incríveis sem se preocupar com horários, vagas de garagem ou barulhos.

Desvantagens da casa

Apesar de todos os pontos positivos que foram destacados, também há algumas desvantagens que podem ser bastante incômodas para algumas pessoas. Como por exemplo:

Segurança por conta própria: Hoje em dia, uma das mais importantes é que, ao contrário do que acontece nos prédios, em uma casa você terá que fazer a sua própria segurança. Ou seja, você mesmo terá que investir em alarmes, cadeados, portões reforçados e até mesmo câmeras de segurança que terão que ser acompanhadas exclusivamente por você.

Mais trabalho com manutenções: Geralmente as casas costumam demandar um pouco mais em termos de manutenção e isso ocorre pelos mais diversos motivos. Um dos principais motivos que podemos destacar é que os prédios de apartamentos costumam contar com profissionais para fazer a conservação dos ambientes, o que não acontece em uma casa, toda e qualquer manutenção dependerá de você. Vale lembrar que casas mais próximas da praia demandam manutenções periódicas por conta da maresia.

Vantagens do apartamento

Vamos conhecer agora quais são as vantagens de morar em um apartamento e entender porque essa é a opção favorita de muitas pessoas. Escolher morar em um apartamento no litoral pode ser a sua melhor ou pior decisão, tudo dependendo do seu estilo de vida. Dentre as principais vantagens de morar em apartamento estão:

Mais segurança: Em um prédio você tem muito mais segurança, tanto quando você não está no apartamento quanto quando você está no imóvel. Assim você não precisa se preocupar se vai deixar a casa sozinha. Além disso, no prédio só entram pessoas e veículos autorizados pelo morador.

Mais proximidade com os vizinhos: Como os apartamentos são muito próximos uns dos outros, a possibilidade de uma relação mais próxima com os vizinhos é muito maior. Isso é muito bom para quem tem crianças, pois elas podem fazer novos amigos.

Mais praticidade: Um prédio possui elevador, que facilita muito a entrada e saída com as compras, além de vagas de garagem e portaria 24h para receber suas encomendas.

Mais opções de lazer: Na grande maioria dos prédios, principalmente os que estão localizados no litoral, não é preciso sair para encontrar opções de lazer, já que muitos oferecem quadras para a prática de esportes, piscinas e playground para as crianças.

Mais flexibilidade: Apesar de ser possível comprar um apartamento, a maioria acaba optando por alugar um. Por isso, morar em um apartamento pode ser uma opção mais flexível para quem não quer investir na compra de um imóvel ou para quem não pensa em morar no mesmo lugar por muito tempo.

Desvantagens do apartamento

Apesar de oferecer excelentes pontos positivos, morar em apartamento também tem suas desvantagens. Dentre elas as principais são:

Menos privacidade: Essa é uma desvantagem que pode pesar muito para quem tem filhos pequenos ou uma família mais extensa, pois esse tipo de imóvel oferece pouco espaço privativo. Geralmente, você só terá mais privacidade no interior da própria unidade e mesmo assim, em alguns casos você será visto pelo seu vizinho quando estiver na sua sacada. Nas áreas comuns, você terá que dividir o espaço com os vizinhos e até mesmo os seus convidados.

Muitas regras: Em um prédio existem algumas regras de convivência no condomínio que garantem a tranquilidade de todos, sem muita bagunça, mas que também pode restringir um pouco as comemorações dentro do apartamento. Quem não obedecer a essas regras ou ao que foi imposto na convenção de condomínio pode sofrer advertências que podem levar a penalidades financeiras. Em alguns casos o não pagamento de taxas, pode até mesmo impedir o morador de frequentar áreas comuns, como piscina, churrasqueira e quadras esportivas.

Como você pôde ver, tanto a casa quanto o apartamento tem suas vantagens e desvantagens, fazer a melhor escolha vai depender muito mais das suas próprias demandas e expectativas.

Gostou de conferir esse post? Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento, já pode decidir qual a melhor opção para você. Para te ajudar a encontrar o imóvel que mais combina com você, a Ferrari Imóveis tem o melhor time de corretores a sua disposição. Acesse o site www.iferrari.com.br e entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *