10 motivos para você aproveitar as férias de verão em Capão da Canoa

Está em busca de um lugar tranquilo mas bacana para as férias? Então você precisa conhecer Capão da Canoa.

Capão da Canoa é o município mais populoso do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com 54 mil habitantes segundo o IBGE. A cidade está localizada a cerca de 140 quilômetros da capital Porto Alegre e apresenta um litoral com belas praias e ótimas opções de passeios.

A cidade é um verdadeiro refúgio para quem deseja aproveitar as férias de verão mas quer evitar aglomerações.


Belas Praias

A cidade se destaca por ter uma das praias mais tradicionais e badaladas no litoral norte do Rio Grande do Sul. As praias da região são consideradas as mais procuradas pelos turistas durante a alta temporada e férias de verão.

Nas praias de Capão da Canoa existem áreas próprias para a prática de esportes como o surfe e a pesca. As praias da cidade mudam de nome pelo ponto onde está localizada, contudo, Capão possui praticamente uma única praia, reta e de longa extensão. Dentre elas se destacam algumas como:

Praia de Capão da Canoa: A praia de Capão da Canoa possui aproximadamente  6 km de extensão, e é procurada pelos visitantes pelo seu calçadão à beira mar repleto de quiosques. A praia também possui diversas opções de estabelecimentos comerciais como  bares, restaurantes, hotéis e lojas.

A avenida principal da região é bem movimentada durante a noite, pois é considerado um local seguro e iluminado e por abrigar grande parte dos bares da cidade.

Praia Zona Nova: Considerada uma das praias mais urbanizadas da região, a praia Zona Nova é uma excelente opção que agrada qualquer tipo de público, pela sua incrível beleza e seu clima agradável. É o local ideal para sair da rotina, relaxar e tomar aquele refrescante banho de mar para repor as energias.

Em alta temporada, os visitantes aproveitam para praticar esportes como  jogar futebol e vôlei. A praia também possui vários prédios próximos com bares, restaurantes e pousadas.

Praia do Curumim: Essa praia é considerada uma das melhores opções para o visitante que procura um lugar mais calmo e tranquilo  para descansar sem aglomerações. Por não ser uma praia tão conhecida como as outras da região, o local não recebe tantos visitantes mesmo durante a alta temporada.

Um lugar tranquilo, perfeito para quem busca descansar e fugir da agitada rotina da cidade grande. Mesmo não sendo uma praia tão movimentada, é possível encontrar nas proximidades opções de quiosques, restaurantes, bares, mercados e algumas lojas. A praia do Curumim fica a poucos quilômetros de distância da praia de Capão da Canoa.


Clima contagiante

As cidades litorâneas costumam ter um clima diferente do da cidade grande. Um clima mais agradável, mais alegre e ao mesmo tempo capaz de trazer descanso e renovar as energias e desacelerar a nossa rotina.E em Capão não poderia ser diferente.

Nos meses de dezembro e janeiro e em feriados prolongados o clima da cidade é contagiante. Tanto os visitantes como os moradores da cidade fazem questão de aproveitar cada segundo do dia se divertindo com atividades ao ar livre e curtindo o sol maravilhoso das lindas praias da região.

 

Passeios ao ar livre

Capão da Canoa possui um extenso calçadão com ciclovia e quadras esportivas que é o local perfeito para quem gosta de fazer caminhada (de dia ou de noite|). Ao redor, é possível encontrar vários quiosques com comidas para todos os gostos, você pode inclusive aproveitar para tomar o famoso chimarrão da região.

No período da manhã e mais para o final da tarde, moradores e visitantes vão até o calçadão para praticar esportes como corridas, ciclismo, vôlei e futebol, todos à beira-mar. A prefeitura da cidade revitalizou os espaços e criou quadras de basquete abertas para quem deseja praticar o esporte!

Quem gosta de sair à noite também encontra ótimas opções em Capão da Canoa. A cidade é repleta de bares e restaurantes com música ao vivo,pubs e festas para quem adora curtir música e bons drinks.

Para quem gosta de passeios mais tranquilos, a cidade também oferece diversas praças, onde os moradores da cidade se encontram e onde é possível levar as crianças para brincar sem se preocupar com a segurança.

 

Boa comida

A cidade possui uma rica variedade de bares, restaurantes, lanchonetes, pubs e quiosques espalhados pelos seus diversos bairros, proporcionando tanto para os moradores quanto para os visitantes uma experiência única em termos de gastronomia.

Um dos pontos da cidade que reúne o maior número de estabelecimentos gastronômicos da cidade é a Avenida Paraguassú, localizada bem no centro de Capão da Canoa.

A cidade oferece opções que agradam os mais variados paladares, desde restaurantes mais refinados, churrascarias e hamburguerias com lanches artesanais até barraquinhas de hot dog. No calçadão também é possível encontrar quiosques que oferecem comidas mais leves e o famoso chimarrão.

Também não podemos deixar de mencionar, é claro, as barraquinhas de crepes, que são sem dúvida uma das marcas de Capão da Canoa que atrai visitantes e moradores não só na alta temporada, mas o ano todo com suas diversas opções de recheios sempre fartos.


Você encontra de tudo

Capão da Canoa é a cidade mais populosa do litoral gaúcho, mesmo assim podemos dizer que é uma cidade pequena, contando com aproximadamente 54 mil habitantes. Porém, é uma daquelas famosas cidades pequenas que você encontra de tudo.

São várias opções de supermercados, restaurantes desde os mais caros até os mais baratos, shopping, estacionamento, farmácias, hospitais, centro comercial com lojas dos mais variados segmentos, bares, pubs, cinemas, parques, quadras esportivas e praças.

Dificilmente os moradores de Capão precisam sair da cidade em busca de algo, exceto, é claro, em casos muito específicos. Se for necessário sair da cidade, a capital Porto Alegre está a apenas 2 horas de distância de Capão da Canoa.


Povo acolhedor

É muito comum andar à noite pelo centro da cidade e se deparar com algum músico tocando ao vivo em um barzinho ou até mesmo em um restaurante.

O clima de Capão da Canoa é acolhedor, tranquilo, sem deixar de ser alegre e contagiante. Tem opções para todos os gostos . Para quem prefere curtir o agito da cidade, tem carnaval e show ao vivo no centro, já para quem procura relaxar é possível encontrar moradores de longa data sentados nas praças conversando com outros moradores em bairros mais afastados do centro. O importante é ressaltar que Capão da Canoa sempre recebe bem os turistas.

Além disso, o povo da região é muito conhecido por ser um povo tranquilo e amigável, que gosta de conversar e receber muito bem os visitantes,  algo que contribui para a qualidade de vida na cidade.


Diversão

O que não faltam são opções para diversão em Capão da Canoa, a cidade oferece não só lindas praias mas também outras atrações como boliche, casas noturnas, monumentos, praças, parques aquáticos, shows e eventos.

Porém o que mais atrai os visitantes além das praias, é claro, são os dois grandes parques aquáticos da cidade, o Marina Park e o Acqua Loko que são considerados os dois maiores do estado do Rio Grande do Sul.

Marina Park:é um parque aquático com uma área de aproximadamente 450 mil m² que conta com piscinas térmicas grandes e pequenas, toboáguas, rampas molhadas, bares aquáticos, kamikaze família, free-fall, espaço coberto e uma ampla praça de alimentação.

Acqua Lokos: localizado entre Arroio Teixeira e Curumim, o Acqua Lokos possui diversas atrações divididas em: Parque de Diversões, Parque Aquático, Parque Coberto e Fazenda. O parque aquático conta com enormes toboáguas,  muitas piscinas, rampa molhada e piscina com ondas. Já o parque de diversões possui montanhas russas e vários brinquedos radicais, além de arvorismo, tirolesa, entre outras atrações.

 

Segurança

Morar em um lugar onde é possível sair à noite no calçadão  para correr ou caminhar sem se preocupar com a violência é, sem dúvida, um diferencial que valoriza muito a cidade.

A cidade oferece ótimas condições de segurança pública, são aproximadamente 200 câmeras de segurança instaladas em diversos pontos que monitoram todo o município. As vias estão sempre muito bem iluminadas, há reconhecimento facial em pontos estratégicos da cidade e também leitura de placas de veículos.As rondas policiais também são frequentes na região.
Obviamente que é necessário ter cautela em qualquer lugar, mas, em Capão da Canoa, esse tipo de incidente é bastante reduzido se comparamos a cidade com  à região metropolitana do Rio Grande do Sul.

 

Qualidade de vida

Capão da Canoa traz vários benefícios à saúde que aumentam a qualidade de vida na região,  um deles é a maior proximidade com a natureza, o mar a relaxar e reduzir o estresse, já a paisagem e o clima estimulam a prática de atividades físicas.

A infraestrutura da cidade  também é um diferencial em relação a outras regiões do litoral gaúcho.

A cidade possui supermercados grandes, mercadinhos e hortifrutis além de contar com o calçadão em ótimo estado e inúmeras praças com academias ao ar livre e até campo de mini golf.

Também é possível encontrar várias opções de academias de todos os portes, estúdios de pilates e fisioterapia e outras opções de exercícios feitos com acompanhamento profissional.


Custo benefício

Ter uma vista de frente para o mar com certeza é uma experiência inesquecível. Capão da Canoa é a cidade mais cobiçada de todo o litoral gaúcho e com índices de valorização de imóveis acima da média nacional.

Apesar de todos os benefícios já citados aqui, o custo de vida em Capão da Canoa é baixo, principalmente se comparados a capital Porto Alegre e a grande Região Metropolitana.

Os preços para locação de imóveis na região variam muito pela localização, mas em média os valores não são muito altos, porém na baixa temporada, o preço para locação de imóveis é realmente muito mais baixo.

Como é possível fazer quase tudo a pé na cidade, os passeios na cidade costumam ser mais baratos também.

Gostou das nossas dicas para aproveitar ao máximo suas férias em Capão da Canoa? Então não deixe de acompanhar o nosso blog e receber muitas outras informações e dicas incríveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *