Memórias praianas: Por que são tão importantes?

Viajar é sempre incrível, cada lugar por onde passamos é uma chance única de  conhecer um lugar diferente, experimentar novos sabores, viver novas culturas e aventuras que ficarão pra sempre em nossa lembrança.

Viajar para a praia é então ainda mais especial, poder viajar e se livrar do stress do dia a dia, ainda mais quando podemos ficar bem perto do mar.

 

Faz bem para a mente

Um relatório do Instituto de Higiene e Saúde Pública na Alemanha diz que paisagens que contenham água trazem grandes benefícios psicológicos.

O elo entre a água, chamado pelos pesquisadores de “espaço azul”, e a saúde mental é muito grande. Essa sensação deliciosa que sentimos ao viajar para praia e contemplar aquela paisagem azul de tirar o fôlego é bem mais real do que podemos imaginar.

Levando em consideração que as praias são lugares que oferecem uma visão privilegiada de um belo espaço azul, se o que buscamos é relaxar a mente e se desligar um pouco do stress do dia a dia, essa é a opção perfeita.

O efeito do sol e da água estimula a liberação de serotonina que regula o humor e o sono e, como consequência, diminui os níveis de ansiedade. Além disso, o som das ondas e as belas paisagens têm um efeito calmante. Ou seja, passar as férias na praia pode valer tanto quanto uma visita a um psicólogo.

 

Ideal para a prática de esportes

Para quem gosta de praticar atividades físicas repletas de energia e adrenalina, os esportes radicais na praia são uma ótima opção. E não só esportes radicais, as praias são um excelente ambiente para a prática de esportes como vôlei, futebol ou frisbee, tudo isso, é claro, tomando os devidos cuidados para proteger a pele dos efeitos dos raios solares.

Para quem não é tão apaixonado por esportes radicais há muitas outras opções incríveis para se divertir como o mergulho onde é possível avistar paisagens fantásticas, e o melhor de tudo, sentir a experiência na pele, com peixes, tartarugas e outros lindos animais marinhos.

Já para quem é louco por velocidade, o surfe e windsurf são ótimas opções, capazes de aumentar os níveis de adrenalina no corpo e dar aquela dose extra de energia para continuar a rotina.

 

Ótimo para sair da rotina

Nas cidades praianas tudo é diferente das grandes cidades, desde as casas e apartamentos até as lojas e comércios.

O clima é outro diferencial das cidades praianas, mais quente e fresco. Logo, por algum tempo, parece que você está em outro mundo, o que ajuda o cérebro a se desprender e descansar.

Viajar para cidades praianas é diferente de qualquer outra viagem, o que ajuda a recarregar completamente as baterias e renovar os pensamentos e relaxar a mente.

O que vale a pena numa viagem é que sempre será uma experiência positiva em sua vida e mais uma página escrita na sua história.

Somos biologicamente programados para nos conectarmos à praia. Seja nas férias, em um feriado prolongado ou mesmo durante um final de semana, estar em contato com a experiência que as praias passam é maravilhoso e deveria ser aproveitado cada vez mais.

Por isso, assim que tiver oportunidade de viajar escolha a praia para conhecer novos lugares, descansar e relaxar, tudo isso com a brisa do mar, o toque da areia nos pés e aquelas paisagens incríveis. Acredite: você não vai mais querer saber de outro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *