Jogos com a família para aproveitar as férias na praia

Curtir alguns dias na praia é sempre uma oportunidade de sair da rotina, aliviar o estresse e criar memórias que vão durar uma vida toda. Em família, então, a viagem fica ainda mais gostosa. No entanto, reunir os interesses de todos numa atividade em comum nem sempre é fácil. Uma boa pedida são os jogos com a família. Por isso, reunimos 5 dicas de jogos que vão garantir muita diversão para todos.

 

Benefícios dos jogos com a família

Viajar para a praia com a família sempre vale a pena. A própria natureza do litoral é uma atração por si só, com suas praias e trilhas. Além disso, há restaurantes e bares para se deliciar com a gastronomia local. Ainda, para quem gosta da noite, sempre tem um barzinho diferente. Enfim: opção é o que não falta!

Mas nos dias de chuva, nos horários de sol forte ou mesmo antes daquele churrasquinho, pode ser o momento ideal para se reunir e curtir jogos com a família. Além de divertidos, eles estreitam os laços familiares e criam memórias entre todas as gerações. Afinal, alguns deles podem ser jogados em qualquer idade!

Se você tem crianças na família, essas brincadeiras também são uma forma de mantê-los entretidos por mais tempo. Também de demonstrar que você está interessado em passar tempo com elas. Assim, elas se tornam mais confiantes em si mesmas. Inclusive, alguns jogos podem ensiná-las contas básicas e regras de português, por exemplo!

Memórias, aprendizados, sorrisos… os jogos com a família trazem benefícios para uma vida toda. Confira agora cinco opções perfeitas para aproveitar durante uma viagem à praia.

 

Queimada é ótimo para jogar na praia

Se a sua família é grande, que tal dividi-la em times e jogar queimada? Esse é um jogo muito divertido e ativo, ótimo para jogar na praia.

Para a Queimada, você só vai precisar de uma bola e um bom espaço na areia. Aí, arraste o pé para demarcar um campo e divida-o ao meio. Em cada metade, fica um time. Atrás de cada uma dessas áreas, crie um espaço para os “queimados”.

O objetivo é eliminar todos os integrantes do time opositor atingindo-os (“queimando-os”) com a bola. Tirem par ou ímpar para saber quem começa, e aí é só começar a arremessar a bola! Quando ela acertar qualquer parte do corpo dos seus oponentes ou quando algum deles pegam a bola, mas a deixar cair, ele está queimado. Vence o time que conseguir queimar o outro por completo.

 

Jogar Uno empolga qualquer um

Esse é um dos jogos com a família que prende a atenção por um bom tempo. Para as crianças, também uma forma de trabalhar a matemática se divertindo. O Uno é um jogo de cartas que pode ser jogado de duas até dez pessoas. Ele é um baralho composto por 108 cartas. Entre elas, tem algumas cartas especiais. Cada uma delas têm uma função diferente no jogo e só pode ser jogada em determinadas circunstâncias. Vence quem ficar sem cartas na mão primeiro.

 

Forme times para jogar Imagem e Ação com a família

Se você quer garantir boas risadas, esse é o jogo ideal. Ele possui um tabuleiro que marcará a pontuação, peões para representar cada time e também cartas com palavras-chave aleatórias. A ideia é adivinhar o que está escrito na carta por meio de desenhos ou mímicas.

Para isso, divida a família em times de, no mínimo, duas pessoas. A cada turno, um integrante de cada time irá representar a palavras sorteada. O time que acertar antes, leva os pontos. Vence quem chegar ao final da trilha de pontos do tabuleiro primeiro.

 

Stop é um dos melhores jogos com a família

Esse é clássico. Muita gente já jogava na escola, mas esse é um jogo ainda mais legal em família. Além disso, uma ótima chance de explorar o vocabulário! Você só vai precisar de papel e caneta.

Divida a folha em colunas, definindo um tema para cada coluna. Pode ser: Objeto, Filme, Animal, Cor, Nome, Fruta, Flor, Cidade, Time… por exemplo.

Logo depois, façam o “adedonha”. Nele, os participantes colocam a mão para trás e falam “adedonha”. No “nha”, mostra-se as mãos com uma quantidade aleatória de dedos apontados. Aí, é só contar os dedos e relacionar o número com a letra do alfabeto. Para 1 dedo, letra “A”. Para 2 dedos, letra “B”. E assim por diante.

Depois da letra definida, os participantes terão que escrever abaixo de cada tema, uma palavra que inicie com letra sorteada. Quem preencher todos os temas primeiro, grita “Stop”. Aí, todos devem parar de escrever e contar suas pontuações. São 10 pontos para cada palavra certa. Vence quem chegar em 1000 pontos primeiro.

 

“Quem sou eu” anima qualquer tarde chuvosa

Este é um dos jogos com a família mais típicos e divertidos. Para começar, escrevam em um post it ou pedaço de papel o nome de uma pessoa famosa, de um personagem conhecido, de um animal… (usem a criatividade para definir um tema).

Então, coloquem todos os papéis virados para baixo no centro da mesa. Cada participante pegará um diferente do seu. Sem olhar para o que está escrito, cada um colocará o papelzinho na testa para que o restante dos participantes possa ver quem você é. Assim, com perguntas que só podem ser respondidas com SIM ou NÃO, você deve descobrir qual personagem você é.

Opção para se divertir em família é o que não falta! Quais desses jogos você já conhecia?

Se você gostou desse conteúdo, confira mais posts no nosso blog e em nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *