Por que é o momento de investir no mercado imobiliário?

Após passar por períodos longos de recessão, a economia brasileira, aos poucos, dava sinais de retomada. No último ano, acompanhamos a movimentação de pessoas na compra de imóveis, assim como vimos que as construtoras e incorporadoras voltavam a apostar com firmeza em lançamentos.

No entanto, o país e o mundo vivem uma situação delicada hoje devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A recomendação é que as pessoas fiquem em casa, a fim de evitar a propagação do vírus. Com isso, o comércio precisou parar, assim como tantos outros setores econômicos, o que impacta diretamente na economia mundial. 

Mas, a notícia boa que temos para você é que este pode ser o momento ideal para investir na aquisição de um imóvel. À primeira vista, pode até parecer uma má ideia, porém é justamente nos momentos de crise que precisamos pensar a longo prazo e apostar em segurança, ou seja, em setores que desfrutem de uma flutuação de preço menor do que outros investimentos alternativos. Entenda o porquê: 

Segurança patrimonial

Passando por um momento em que você não deve correr altos riscos, optar por investir em um apartamento, terreno ou, até mesmo, em uma casa é a sua melhor escolha. No segmento imobiliário, a solidez é uma das características mais marcantes. Afinal, a posse de um imóvel é permanente: você faz a compra de um patrimônio consistente, que sempre será visto como uma garantia diante de qualquer situação. Ou seja, os riscos são praticamente nulos.

Estabilidade

O segundo ponto positivo de se investir em um imóvel neste momento é a estabilidade. No mercado de ações, por exemplo, existem fatores que estão além do seu controle que podem impactar negativamente o seu investimento, como a volatilidade do mercado de capitais. Ao investir em um imóvel você tem mais controle sobre o investimento feito, afinal a propriedade é um ativo real que pode ser alavancado para capitalizar vários fluxos de receita — por exemplo, alugando enquanto desfruta da valorização do capital.

Sendo assim, é preciso pensar que outros investimentos podem deixar você na mão, com pouco ou nenhum valor de ativo tangível, como é o caso da compra um carro novo, que perde valor ao longo do tempo. No caso do imóvel, o valor do apartamento, terreno ou caso nunca se perde.

Valorização

Por fim, é importante lembrar que o imóvel é um bem passível de melhorias. É possível qualificá-lo ao longo do tempo, com reformas e manutenções, gerando benefícios ao patrimônio. Investir na otimização da infraestrutura, por exemplo, é uma ótima forma de aumentar o seu valor, levando você à conquista de mais lucros.

Outro ponto interessante, agora de mercado, que ocorreu devido a pandemia de Coronavírus, foi a queda na taxa Selic. Esse movimento é visto com um fator positivo para o mercado de imóveis, que ganha espaço para a redução de taxas de financiamento imobiliário, podendo manter o segmento aquecido. Portanto, agora você já sabe que o momento é favorável para investimentos no setor imobiliário e quais são as vantagens de se investir na aquisição de uma casa ou apartamento

Gostou das nossas dicas? Nós, da Ferrari Imóveis, estamos sempre dispostos a trazer boas sugestões para você! Confira no nosso site os melhores empreendimentos em Capão da Canoa. Quer saber mais? Acesse o nosso blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *