Como se organizar financeiramente para comprar um imóvel? Veja 3 dicas da Ferrari

Ao perguntar para um especialista em finanças qual é o segredo para ter dinheiro suficiente para comprar uma propriedade, a resposta provavelmente será: planejamento. A organização financeira, ao longo do tempo, é a chave para fechar as melhores negociações imobiliárias. Pensando nisso, a Ferrari Imóveis separou 3 aspectos fundamentais para você organizar suas finanças para adquirir um imóvel. Confira!

Tempo

O primeiro aspecto fundamental é que o seu planejamento precisa de tempo. Não adianta fazer os cálculos de quanto você precisa se não há prazo hábil para juntar o valor necessário. Além disso, aproveite este período e faça o dinheiro trabalhar para você. Invista em aplicações de renda fixa (como títulos públicos do governo ou fundos de investimentos) ou de renda variável (a exemplo dos fundos imobiliários, os quais garantem maior rentabilidade e liquidez em comparação à tradicional poupança).

Capacidade de poupança

Depois de estabelecer um período para a poupança, avalie as suas finanças. Calcule os seus rendimentos, gastos mensais e possíveis eventualidades e, a partir disso, separe uma parte do orçamento para o montante a ser poupado. Comprometa-se com esse valor e, de preferência, não o utilize. Se ao longo do tempo você perceber que não conseguirá poupar a quantia estabelecida, reveja suas despesas e analise o que pode ser cortado em prol da aquisição do seu imóvel.

Forma de pagamento

Existem duas formas principais de adquirir um imóvel: à vista ou financiando. É claro que pagar à vista facilita o poder de negociação com o proprietário ou com a incorporadora responsável pelo empreendimento; entretanto, isso exige que você disponha de um montante considerável de uma só vez. Já o financiamento facilita a aquisição, pois funciona a partir de um valor de entrada e parcelas a longo prazo. Porém, planeje-se para ter, no mínimo, 30% do preço do imóvel logo na entrada. Assim, as parcelas serão menores, comprometendo menos o seu orçamento. Além disso, vale ressaltar ainda que elas não devem ultrapassar 20% da sua receita mensal.

Assim fica mais fácil se planejar financeiramente e adquirir o seu lar. A Ferrari Imóveis conta com uma gama enorme de apartamentos, casas, casas em condomínio, entre outros para você realizar o seu sonho de ter um imóvel na praia. Confira o nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *