Quiz: conheça os mitos e verdades sobre saúde na praia!

É bem verdade que a praia exige cuidados, principalmente nesta época, quando a vontade de ficar horas na beira-mar atrai muita gente para Capão da Canoa!

Apesar de a sabedoria popular estar certa na maioria das vezes, há muitos mitos perpetuados sobre a saúde na praia. Você consegue identificar as afirmações falsas das verdadeiras?

Ferrari elaborou, a partir de reportagens publicadas em Gaúcha ZH, Veja Saúde, GQ e G1, este desafio em formato de quiz! Boa sorte 🙂

Resultado

#1 Limão mancha?bubble

Resposta: verdade!

Se entra em contato com a pele durante a exposição solar, o limão pode causar fitofotodermatite — uma reação que provoca vermelhidão no dia seguinte. Depois do vermelhidão, surge uma mancha escura que pode levar até dois meses para sair! Por isso, tenha sempre cuidado com essa fruta cítrica quando estiver na praia.

#2 Sol é bom para acabar com as espinhas

Resposta: mito!

Ficar com o rosto no sol causa a impressão de que o quadro acneico melhorou. No entanto, a exposição ao sol seca as espinhas num primeiro momento. Depois, as inflamações voltam ainda piores. Para prevenir espinhas, use protetor solar para pele com acne e fique com o rosto embaixo do guarda-sol.

#3 As nuvens barram os raios ultravioletas?bubble

Resposta: mito!

As nuvens cobrem aproximadamente 10% do sol. Isso significa que 90% dos raios ultravioleta continuam fazendo efeito, impactando a pele. Ou seja, mesmo se estiver nublado, use sempre protetor solar, tanto na praia quanto na piscina da sua casa em Capão da Canoa ou em qualquer outra cidade.

#4 Maquiagem com FPS já protege a pele

Resposta: mito!

As maquiagens com Fator de Proteção Solar (FPS) são ótimas para o dia a dia, quando não se está diretamente exposto ao sol, como, por exemplo, para quem trabalha em escritório. Contudo, na praia ou piscina, é fundamental usar filtro solar, mesmo que por baixo da make!

#5 Não pode entrar no mar logo depois de comer

Resposta: verdade!

É recomendado esperar pelo menos 40 minutos para entrar no mar depois das refeições. Depois de comer, o fluxo sanguíneo e a energia são direcionados ao estômago, para fazer a digestão. Se você fizer outra atividade que demande energia, o fluxo desviado para outras partes do corpo atrapalha esse processo, o que pode causar mal-estar.

#6 No verão, precisamos tomar mais água depois da praia

Resposta: verdade!

Com o aumento da transpiração, é necessário ingerir mais água para manter a hidratação e também para baixar a temperatura interna. Beba bastante água depois de um dia de praia nesses meses mais quentes. Sucos naturais ajudam, mas a prioridade é o consumo de água para repor o que é perdido com o suor.

#7 Usar óculos falsificados é melhor do que nada

Resposta: mito!

Óculos falsificados não possuem garantia de qualidade, por terem origem desconhecida. Ou seja, não é possível atestar a eficiência desses produtos. Sem boas condições ópticas, eles podem até ocasionar mais cansaço visual e dores de cabeça do que se você não os usar. O ideal é ter um de boa procedência para proteger a pupila da radiação.

Enviar

Passando protetor solar na praia

E aí, quantas perguntas você acertou? Esperamos que tenha gostado deste quiz! Lembre-se sempre de cuidar da saúde na praia quando estiver em Capão da Canoa.

Leia também:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *